Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

segunda-feira, 31 de julho de 2006

Habeas-data para nosotros me friends

"Violência urbana: o lugar mais seguro de Teresina"

A crise já virou zorra! A morte matada é mais comum que a morrida. Os sepulcros acidentais são em demasia sobejantes aos naturais. E me enfio a pensar: é normal questionar isso a quem: à ordem de seguranção estatal, ou ao sub-mundo de domínio criminal? As facções, comandos, rondas, gangues, quadrilhas, para-militares urbanas e internacionais (paradoxalmente, ah que saudades que teríamos dum Figueiredo ou Médice ou Geisel ou Costa e Silva ou mesmo Gegê Vargas nessas ocasiões! Mas pra não ser sobre-versivo: ah, que necessidade duns estudantes, duns intelectuais, duns civis organizados e valentes!) .
O Oriente Médio....lá a guerra. que é santa desde que o Éden estava sendo medido pelo supremo agrimensor, preocupa e envolve gerações...agora aqui, por estas Américas, no nosso Brasilzinho...a guerra é novidade, nestas proporções. Ou você está acostumado a acordar com a bala perdida resvalando seu barulho metálico, ou o som duma sirene da polícia repetida e paulatina, ou um seqüestro, assalto, perseguições..?
Os cafetões de cartola, colarinho e carta brancos nem aí conosco; eles não precisam mais de você nem de mim, a não ser daqui pra outubro...os cidadãos, sem direito à auto-defesa, estão sendo aprisionados por si mesmos. Os bandidos à paisana, sem institucionalismo e formalidades daqueles outros supra citados, organizam-se, confabulam, decidem e fazem ao bel-ponderar. E nós, que pensamos sobre isto: necas de titibiribas de atenção!
Somos, em geral, antiquados, utópicos, errôneos. Mas quem diz isso, ainda não sabe que já também se contaminou pelo jeitinho secular e vulgar brasileiro.
Violência urbana? Vá pro campo, plantar, cuidar e colher! Vá pra rua, andar, trabalhar, sobreviver!
O lugar mais seguro de Teresina? Os cemitérios...públicos! As prisões...particulares! A hidrovia, rodovia, ferrovia ou aerovia...e que conduza pra super-ultra-mega-hiper-giga-tera longe!
Toque de recolher pra todos já! Inclusive pros politicanalhas advogados e juízes porta de cadeia: por que eles não entram e ficam logo por lá, com seus pares?

João Paulo Santos Mourão
31/07/2006
Share/Bookmark

Um comentário:

Unknown disse...

Uuêuuuuuuuuuuuuuuuuuu!iuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiu....tututu! (barulho de cercas elétricas!)