Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quinta-feira, 15 de junho de 2006

Cartilha do Eleitor inexperiente - parte 2...



Direito Constitucional - Gerência Operacional e Poder Executivo

A máquina administrativa pública não é apenas um aparelho de Estado constituído de múltiplas atribuições de tarefas e recepcionamentos de proveitos; outrossim, a ela seguem identificados os mecanismos de exercício soberano das organizações monetárias em obras concretas: a gerência operacional dos recursos feitas tanto ao nível de saldo positivo (para execução de obras e serviços de interesse público) quanto a solução dos débitos deficitários (para pagamento de contas junto à iniciativa privada).

O Poder Executivo é o Poder Político por natureza e conveniência: dele se principia toda forma de organização civilizada e ordeira humana. É através dele que o Monarca ou Presidente, a depender da sua forma governativa no país ou nação ao qual se tratar. Idéia de força e coerção: o controle do exercício formal e prático e teórico e complexo de todas as atividades ligadas ao perfeito e harmônico desenvolvimento de projetos, programas e metas de governo/gestão/administração intelectual do ente estatal.

O poder de aplicar a lei de ofício, a contento das necessidades reais apresentadas pelas demandas sócio-econômicas e demais vontades coletivas procuradas numa eleição. Eis aí o sustentador lógico dessa função que está no meio dos outros dois poderes montesquianos.

(fonte consultada: Elementos de Direito Constitucional. José Cretella Júnior)
Share/Bookmark

terça-feira, 13 de junho de 2006

The Trilhos



The Trilhos Space - Broadway mesopotense

Ah, estação do trem metropolitano público a trilhar idéias, causos e viagens por sobre um solo árduo e imparável na capital piauiense das gentes marcadas pra circular! Abri a propósito por súbito repuxo cerebral os olhos, ventas, ouvidos, boca e poros para visar, olfatarar, audir, gustar e tatear daquele espaço-tempo disléxico, ou alexical em descrever, narrar ou dissertar. Esta casa mitológica abarca hoje, além de uma construção arquitetônica, urbanística e identitária dessa cultura teresinada lá pelo começo do século XX, com os andrajos e texturas ferragênteas, vigorosos madeirames, telhas e cobertura cerâmica, amuramentos em cimento idiossincrático e decorativação por tintas volitivas. Impressionista dimensionabilidade essa imagem-feição de lá adquirida...

Aqui, ali, acolá, adiante...agora, breve, depois, futuro...todos os locais e momentos históricos da música atual em Teresina saracoteiam e descolam por esse templo de profanidades batizáveis pelo epíteto de música popular piauiense - roquenrol, réguei, hippie róp, répe, eletrodança, sambailado, caipiroxtrote, baléte, etc - e das artes corisquentes em gênese. É uma ilha do arco-íris assim folklorestal ali bem no reduto central da capitalzinha do sol equatorial e das águas adocicadas serranas meionortistas. Um espetáculo dentro de outro, um lugar-comum muito atêmpico, antiespacial e perplexificavelmente lindo de explorar, fotografar na memória coletiva.

João Paulo Santos Mourão
11/06/2006
Share/Bookmark