Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 15 de julho de 2006

Despairecimento





sensação de pairar o mundo

Tive uma vez a sensação de que o mundo e eu havíamos nos separado, que a bebida circulou da minha garganta até a célula mais terminante do pé e que meu cérebro em erupção de idéias era a única coisa que me mantinha na minha pele, no corpo: na verdade estava era com a pressão arterial em baixa, quase a desmaiar...e ainda apaguei da visão, ouvi uns zumbidos e voltei com uma turva imagem psicodélica de tons semelhantes a um arco-íris desmanchado no escuro da neblina...foi muito forte e indolor. Sensação de morte aparente.
Share/Bookmark

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Juridiquês pra leigo saber até demais

Noções e conceitos de Justiça...

O Direito é um ramo do conhecimento social aplicado às relações de caráter interpessoal, ou seja, na expressão correta das leis e costumes havidos para o perfeito desenvolvimento das gentes, além de regulamentar os modelos práticos e teoréticos de julgamento e interpretação dos processos interligantes dos sujeitos na comunidade.

Há o Direito Natural e o Direito Positivo, conquanto seja da memória comum e oral ou da doutrina especial e escrita. também observável é o Direito Subjetivo (ou ditoAdjetivo) e o Direito Objetivo (ou Substantivo), conforme exista expressão de um pensamento íntimo e pessoal ou de uma verdade notória e coletiva.

A Justiça é a manifestação do bem cosmosocietário, através de técnicas e procedimentos ora concretos, outrora abstratos; consiste na elaboração racional e igualitária das regras do direito e do dever para os seres humanos engajados em cada segmento social, relacionados a delimitados aspectos do conjunto associativo e comum dos habitantes duma realidade: étnica, cívica, política, econômica, cultural, jurídica, histórico-geográfica, ecológica, religiosa, ideológica, comunicacional, social.

A Ciência Jurídica visa à sistematização, compilação, sumarização [e acessibilidade] da produção legal, doutrinária, jurisprudencial e acadêmica.

OJurisconsulto é um sábio intelectual que conhece e tem a competência para averiguar e emitir opinião formal sobre um assunto da área do Direito.

(a ser continuado...)
Share/Bookmark

MSN Multiculture em Bizarrês



sabia que o designer do messenger microsoft software netmeeting pensou foi naqueles bonecos lego?
muito sacana ele
roubou e só adaptou umas coisinhas o desenho!
eaí, conta com que doidices te locupletas
ou só te abstratizas?
poisótimo; isso é linguagem pós-contemporânea que falariam daqui a 50 anos atrás
se estivéssemos com sorte e educação, daqui a 50 anos a frente também.
preenches, ocupas
oficias, engrenas
aonde?
e promodequê?
manda um alô pros malungos e manguepersons por mim
a loira e a morena
as cobaias do mesopoht
ela disse
fez até uma planta maluca de casa pra mim outro dia
por imaginacad!
conhece esse protótipo de aplicativo
/
???
não é só isso: é muito prático: você pensa, ele faz o molde, a maquete, o modelo
até decora
e ainda te traz pra dentro, interativa e rapidamente
é fabricado por matrix brothers inc. sa. ltda.
uma megalopotestade da cibernética arquitetural
pergunta prela..
ela disse que tem até pilastras no meio do sótão!
uma de cada cor
e amarradas por carretéis de barbante...num sei de onde ela tira isto
parece filme de neo-surreal-simbolismo tupinique
mas, apreciei e vou comprar a idéia e já pedi o orçamento..ela falou que Tijolus$ 50.000,00 pro cafofo e mais uns 25.000 pra decô
algo que reanimou minhas esperanças de ter um lar a critério e gosto total, improvisados e bolados na minha concepção estética e de vida
mas, é pra ser em Oeiras, logo ela descartouosote e pensou numa casa de pavimento e varanda assobradada
etceteras
sem ressentimentos
até adulei a mulher pela idéia dela mas, ainda num sei...talvez eu faça só uma casa numa árvore
e pronto, estamos feitos
de manhã é cocoricó pracá; cucurucú pra colá
e vamos bem assim amando e fazendo amar
dois, galo e galinha de campina seniorcapense
[p.s. não estou drogado, dopado ou deturpado/ é só uma interessante conversa intertextualíssimamente livre de logicismos chulos]
boa sorte com a noite
o dia já envém
sempre
rum-
rum.
Share/Bookmark

quarta-feira, 12 de julho de 2006

Bundas e Pasquim: uma istória e tantus

Tristhes Tzarismos Dadaístas

"O percurso humano no terreno terrestre é assim mesmo, conforme explana o relator: um emaranhado de incógnitas ou hipóteses, decisivas sempre, definitivas nem tanto, mas trivialmente havidas em nossa irrequieta passagem. Acredito, concordando, ser a chegada ou meta o próprio ponto de partida, que ao ser atingido, por sua vez, já é outro ponto de recomeço e ciclos se realizam. A concepção de um mundo aonde tivéssemos todos esta consciência de ação social seria então bastante benéfica para todos."

Isso foi um comentário num textode um escritor alacolá...mas cabe bem pra explicar de início a comparazoação - Bundas, a socialistè revista da elite zorrista globófoba midiatista & Pasquim, o hebdomadário citado pelos seus anarco-jornalistas como a cartunização e cronicidade em pessoas! - dos dois mais hilários e, incrivel hein?, sérios e estudados projetos comunicacionais de ditaduras pra democracias acá. Depois, com sorte, escritos tão ou mais valiosos virão, e terceiro-mundistas progressistas...podes creres. A ipanemense hordgia!
Share/Bookmark

terça-feira, 11 de julho de 2006

(Hi)Po(t)ética - do nefelibata e suas lunatiquices

Uma palavra suave é o começo para uma conversa doce e uma mensagem terna. Um retrato rude é o final para uma discusão salgada e uma mensagem grossa. Uma música simples e um filme comum: para passar afinal ao resultado perfeito: amor a luz da lua cheia e despertar na nova lua, no sol de hoje que aponteia.

E, ainda há telunáticos que escrevem isto:
(Mensagem desconhecida recebida via e-mail)
Greeting .
I'm a very young and energetic lady! I have very positive attitude to life and people. I do enjoy new experience life can offer me: to see new interesting places, to meet new people.I do try to enjoy every moment of life and accept everything the way it comes without complaining.Though my life seems to be quite enjoyable there's one important thing missing. It's LOVE!Without my beloved one, my soul mate, my King my life is not completed.I wish i coud find him very soon so that we could share together every momement of the life-time romance! What about you? Could you be my King? If answer is "yes" - you can find more about me
Yourth faithfully
Galya
(precisa traduzir não; pois é apenas uma dessas moças matrixiais)

João Paulo Santos Mourão 07/2006
Share/Bookmark

domingo, 9 de julho de 2006

Neo caras pintadas, aonde estão vocês? É chegada a ocasião!

ALFABETIZAÇÃO COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO DA CIDADANIA

“Seria mais forte ainda se disséssemos: a alfabetização como formação da cidadania ou a alfabetização como formadora da cidadania. Por outro lado, se faz necessário, neste exercício, relembrar que cidadão significa indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado e que cidadania tem que ver com condição de cidadão, quer dizer, com o uso dos direitos e o direito de ter deveres de cidadão.”

[In: FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios; 2.ed. São Paulo: Cortez,1995. (Coleção questões da nossa época).]

Comentário*: “Alfabetizadores(as) de toda a academia: uni-vos!”

“E aí se enraíza todo o problema, porque, de acordo com a pedagogia da liberdade, preparar para a democracia não pode significar somente converter o analfabeto em eleitor, condicionando-o às alternativas de um esquema de poder já existente. Uma educação deve preparar, ao mesmo tempo, para um juízo crítico das alternativas propostas pela elite, e dar possibilidade de escolher o próprio caminho.”
(...)
“No quadro do Movimento de Educação Popular, os alunos formados nos círculos de cultura são mais exigentes que os líderes populistas, vêem mais nitidamente a diferença entre as promessas feitas às massas e sua realização efetiva.”

[In: FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; 3.ed. São Paulo: Moraes,1980.]

Comentário*: Acaso fosse o método desse professor “educomunicador” aplicado nas vésperas das eleições em todos os recintos escolares a realidade hoje divergiria...

___________
*João Paulo Santos Mourão – Acadêmico do 4º período de Comunicação Social.

%%%%

[Esse texto foi do início de 2006 agora, paralelo à uma disciplina lá da Unversidade Federal do Piauí, Sociologia da Comunicação, em estudos sobre Educação na América Latina e as idéias para comunicação e informação opinativa ao público no entender de |Paulo Freire|; oportunístico o resgate e releitura de autores moilizantes sociais par um período de reviravoltas políticas e preparatórios eleitorais em todo o país, nos Estados e municípios]
Share/Bookmark