Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 22 de julho de 2006

Embate: o direito da expressão X profissionalismo do comunicador social

Diploma de autor
Leia parecer sobre regulamentação do jornalismo
por Maurício Cardoso

“Tanto pela exigência do diploma, quanto pela invasão preconizada em áreas e atividades sociais que jamais poderão ser controladas por reservas instituídas por imposições legais autocráticas como a pretendida, o projeto agride frontalmente o Texto Constitucional em vigor e discrepa dos valores básicos e fundamentais constitutivos do Estado Democrático de Direito”

Para o advogado Lourival J. Santos não resta dúvidas que é inconstitucional o Projeto de Lei Complementar 79/04, aprovado pelo Congresso Nacional e submetido à apreciação do presidente Luis Inácio Lula da Silva para sanção. Santos é o autor do parecer sobre a matéria encaminhado ao presidente pela Associação Nacional de Jornais e Revistas, Associação Brasileira de Radio e TV e outras entidades patronais de comunicação. O presidente tem até o dia 28 de julho para sancionar ou vetar o projeto.

O Projeto de Lei reforça a regulamentação da profissão de jornalista já prevista no Decreto-Lei 972 de 1969. Prevê como premissa para o exercício da profissão a obrigatoriedade do diploma em curso superior de jornalismo. Além disso, relaciona as funções privativas dos profissionais habilitados. Às 11 funções previstas originalmente no decreto editado pelo regime militar, o novo projeto acrescenta outras 12.

O parecer sustenta que a nova Lei de Direito de Autor qualifica o trabalho jornalístico como obra intelectual protegida. Por esta razão a livre difusão da produção jornalística não poderá ser impedida pela ausência de um diploma, por força do que dispõe o inciso IX do artigo 5º da Constituição. Lourival Santos sustenta ainda que, a prevalecer o novo texto, o diploma de jornalista “funcionaria como salvo-conduto para a expressão cultural de qualquer natureza”.

Leia a integra do Parecer

OPINIÃO LEGAL SOBRE A INCONSTITUCIONALIDADE DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 079/04

“As leis inconstitucionais não são leis.

O ato legislativo é o querer expresso da

legislatura, ao passo que a

Constituição é o querer expresso do

povo. A este cabe a supremacia. Se o

ato legislativo o contradiz, írrito será:

não é lei”. (Rui Barbosa, “Obras

Completas”, Vol. XXIV, Tomo III,

Edarte São Paulo, p. 53).

CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES

Encontra-se nas mãos do Presidente da República, para apreciação, o Projeto de Lei Complementar n° 079/04, cujo objetivo é a regulamentação da profissão de jornalista. O texto em questão previu, como premissa básica, a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício das funções nele relacionadas, com o que seguiu o Decreto-Lei n° 972/69, regulamentado pelo Decreto n° 83.284/79, além de ampliar, sobremaneira, em relação a estes dois últimos textos legais, o rol das funções que pretende sejam privativas do profissional de jornalismo.

Tanto pela exigência do diploma, quanto pela invasão preconizada em áreas e atividades sociais que jamais poderão ser controladas por reservas instituídas por imposições legais autocráticas como a pretendida, o projeto agride frontalmente o Texto Constitucional em vigor e discrepa dos valores básicos e fundamentais constitutivos do Estado Democrático de Direito, como adiante será explanado.

(***)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Impossibilidade jurídica da obrigatoriedade do diploma jornalístico

Editado sob a constância do regime militar, por Junta Militar formada pelos Ministros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, no uso das atribuições que lhes conferiam os Atos Institucionais n°s 5, de 13/12/1968 e nº 16 de 01/10/1969, o Decreto-Lei nº 972/69 (art. 4º, inciso V) instituiu a obrigatoriedade do diploma, com o objetivo de exercer o controle sobre a população de jornalistas do País, bem como das publicações da imprensa.

Como se vê, tal obrigatoriedade assenta-se sobre os ditames do AI-5, um dos textos mais censórios e totalitários de que se tem notícia na história política do País. Manter-se hoje a obrigatoriedade do diploma, quando se tem em vigor uma Constituição cidadã, que designa o estado brasileiro como Estado Democrático de Direito (Art. 1°, CF) e confere ao indivíduo o acesso pleno às informações culturais de interesse da coletividade (art. 5º, XIV), significa cercear a liberdade de expressão, a duras penas conquistada pela sociedade, ao ratificar o retrocesso àquele período de triste memória em que a expressão do pensamento constituía séria ameaça ao cidadão.

O saudoso jurista Pontes de Miranda, referiu-se à ausência da liberdade da manifestação do pensamento com as seguintes e precisas palavras: “a liberdade de pensar só para si, ocultando o pensamento, de nada valeria na ordem social, tiveram-na os escravos, têm-na os que vivem sob as formas autocráticas”. (”Comentários à Constituição” de 1967, Ed. RT, 2ª edição, 1971, p. 158).

Proposta de ampliação das atividades privativas do jornalista

Ampliar a abrangência das funções do jornalista, açambarcando as mais diversas áreas do conhecimento humano, representa a antítese do desenvolvimento cultural, uma vez que é sabido que os meios de comunicação, em razão do constante e notável avanço tecnológico, cada vez mais aproximam os Países e ampliam a possibilidade de intercâmbio cultural.

Neste caso, a sanção presidencial certamente contribuirá para o isolamento da imprensa brasileira, condenando-a a não poder contar com a imprescindível e profícua colaboração de verdadeiros especialistas em determinados assuntos, somente porque estes, independentemente da cultura e da experiência, não são diplomados em jornalismo.

O cientista, o pensador, o regente, o virtuose ou o especialista em futebol, seriam impedidos de dar publicamente sua contribuição cultural, ao contrário do que ocorre em outros Países, apenas por não terem cursado uma escola superior de jornalismo. Isto seria totalmente inconstitucional, pois agrediria a liberdade de expressão das atividades intelectual, artística e de comunicação, que são princípios pétreos consagrados pela Carta Magna.

Tal liberdade é reflexa no sentido de que somente existe e se justifica no direito exercido pelo indivíduo de ter acesso livre às informações de seu interesse, o que também é princípio constitucional básico (Art. 5°, XIV c/c Art. 215, caput da CF).

O ilustre constitucionalista Profº José Afonso da Silva, ao comentar a liberdade de informação e de ser informado, destacou que “A liberdade dominante é a de ser informado, a de ter acesso às fontes de informação, a de obtê-la”. (“Curso de Direito Constitucional Positivo”, Malheiros Editores, 22ª Edição, p. 246).

Pelo exposto, no nosso entendimento o PL 79/04 deverá ser totalmente vetado por manifesta inconstitucionalidade.

São Paulo, 18 de julho de 2006.

Revista Consultor Jurídico, 20 de julho de 2006

fonte: http://conjur.estadao.com.br/static/text/46519,1
Share/Bookmark

quinta-feira, 20 de julho de 2006

Ciberneticorragia

"virtus a virtus"

o zigue-zague das pessoas na internet
o ping-pong dos chats e salas de bate-papo
o vice-versa dos pensamentos em nossa web page
o plunct-plact-zum das conversas tecladas e e-vistas
o sim-salabim dos cliques e starts
vis-à-vis
virtus a virtus

João Paulo Santos Mourão
18/07/2006
Share/Bookmark

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Piauí Music: inscrições iniciam na Escola de Música de Teresina

Após alguns períodos nefastiosos e débeis da pedagogia musicista, alguns interessantes abre-alas aos curiosos e leigos da arte dos sons e silêncios. A música é para as bocas, os ouvidos, as memórias e as projeções austeras do artisticado local. Ouçamos o vibrar das cordas, das teclas, dos sopros, das batidas, etc...

Escola de Música abre inscrições
18/07/2006 13:36
por Simone Rodrigues

Os apaixonados por música, mas que ainda não tiveram a chance de aprender a tocar um instrumento musical, não devem perder essa oportunidade. A partir do próximo dia 20 de julho, estarão abertas as inscrições para os cursos da Escola de Música de Teresina, localizada no Centro Artesanal, e sob a coordenação da Fundação Cultural do Piauí (Fundac).

De acordo com o maestro Aurélio Melo, diretor da Escola, as vagas são para todos os cursos, que abrangem praticamente todos os instrumentos musicais tradicionais. “Aqui temos cursos de violão, flauta, violino, clarinete, bateria, técnica vocal, entre tantos outros. As vagas estão abertas para alunos iniciantes, mas se chegar alguém com alguma experiência não tem problema, pois fazemos um teste para identificarmos o nível em que o aluno está”, comenta.

O segundo período letivo está marcado para começar no dia 14 de agosto e as inscrições prosseguem até lá. A taxa de matrícula é de apenas R$ 25,00 e a mensalidade é R$ 30,00. “É um valor pequeno se comparado à estrutura da escola e à qualidade dos nossos professores. São todos músicos com muita experiência e exigimos bastante deles quando o assunto é aprendizado dos nossos alunos”, contou Aurélio Melo.

Os interessados devem procurar mais informações na sede da Escola de Música, na Central de Artesanato, ou através do telefone: 3221 6367.

Fonte: http://www.pi.gov.br/materia.php?id=19939
Share/Bookmark

terça-feira, 18 de julho de 2006

Triálogo: Charlie Brown, Lino e Snoopy à toa, à toa...

Enquanto estavam sentados no jardim do parque, brincando de olhar suas agendas e álbuns de fotos, ocorreu-lhes uma inusitada, estúpida e tragicômica cena:




De todas as falas e atos, prefiro o do vôo em silêncio do pássaro amarelo!
Share/Bookmark

segunda-feira, 17 de julho de 2006

Soneto avesso - osseva otenoS

Despautério soluçado

Urinol com odor de bebida tóxica.
Lavabo com máculas de fumaça chagosa.
Lixeira com restos de seringas usadas.
Papéis com sobejos de palavras sentidas.

Os intelectuais se entregam ao desanimar.
Os malandriões se recebem ao fortunar.
Os atléticos se deleitam ao divertir.
Os farristas se fastiam ao estudar.

As coisas de suma vontade, ao léu estão.
Os projetos de vaga verdade, ao céu irão.
E nuanças de toda vaidade, ao véu vão.

As tolices de outra idade, o tal prazer.
Os bossais de casta saudade, o mal viver.
E hordas de solta ruindade, o qual doer.

[João Paulo Santos Mourão
30/06/2006]

Tristhes Tzarismos Dadaístas
Share/Bookmark