Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Conto não inscrito ou decódice sem formatação





Poemundo de Teresa Cristina

Bulevares de agosto. Frontispícios não em livros, mas de catedral. Jovem capitólio provincial. Mulher imperatriz púbere. Conselhos de um teimoso homem. Rios em confluência. Sol e raio conjugantes. Cidade.

Política de carne e charque. economia da tinta e pós. Da Carnaúba e do Garrote Pé-duro. Chapéu, tecido; cais adocicado e distritos salamargos. Sociedade macunaíma, tremembé cabocla e portuguesa. Tachos de argila. Cor.

Progresso urbano. Caos suburbial. Baixa da Égua. Jóckey. Centro Verde Cap. Trivelas nas praças. O Liceu. Criança de calçada. Lotes. empresas e empregados. Turno integral. Amplificadores à missa e ao cabaré. Da Liberdade ao Payssandu. Sim, metropolitismo emergente. Medo.

Escolas. Hospital Getúlio Vargas. companhia de Tecelagem. Fábrica de Bebida Kero. Sacoleiras, camelôs, um Calçadão na Simplício Mendes. Biscoito Mapil. Pontes de Sesquicentenários prometidos, olvidados. Teresina em Shopping Center bem Riverside.
Quiosques, Prédios. Hotel Luxor. Palácio de Karnak. Carroças. Palha.

Cocais e matas. Pés de canela de velho, jandaiazinhas caturrentas trilam e cacarejam e arruaçam em céus pardos. Ao lado de lá o Maranhão de timonenses para embarque no comércio. O velho Mercado Central, faz jus a Bandeira ali perto: de político e comerciante até temos um muito. Trabalha, palmilha, enfrenta. Da prainha ao mafuá, um dia iremos de metrô-politano...

Enquant'isso, uma volta na Ceasa pra feira, madrugada. Caminhões, placas, escambo do bom e do melhor. Preços. Pechincha, fuxica, vexame, xaveco. Meio quilo de batata-inglesa, duas melancias, um saco de laranjas, três pencas de bananas. E um queijo "borrachinha" com doce de leite. A manhã, de volta abre-se ao capô do fusca e arruma lá, na despensa; rápido, banhar, vestir, ir à escola. Escolinha Os Sete Anões, pré-escolar. Farda coceirenta e quinturenta. Hora do recreio, brincar na quadra, o parquinho. Aula de Estudos Sociais - a capital do Piauí é Teresina, mas já foi Oeiras e quis ser Parnaíba. O bairro é onde temos as famílias, conjuntas em casas, cortiços, apartamentos. Bateu a sineta. Um picolé antes do almoço. De tarde era jogar peteca, rolar pneu na rua, subir no pé de Castanhola. Aí, estudar o dever. Jantar o resto mexido de meio-dia. Água. Dormir. Rezar antes, é mesmo! Sonhos...

No fim de semana ônibus lá para o centro, passear na casa dos tios. Ali era outra vida. Tudo de sobra, à fartura. Mas hoje sou mais feliz! Porque eu conheci Teresina de baixo a cima, evoluí com ela, cidade futuro, jovem amor.

JotaPê
25/05/2007
Share/Bookmark