Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007





A música e o cigarro

FUMANDO ESPERO (EN PORTUGUES)
Letra de J. Villadomat Masanas
Musica de Felix Garzó

versão de Eugênio Paes

Fumar é um prazer que me faz sonhar
Fumando espero aquele a quem mais quero
Se ele não vem, então me desespero
E, enquanto eu fumo, depressa a vida passa
E a sombra da fumaça me faz adormecer

E assim sempre a sonhar, fumar, amar
Por todo instante aquele a quem mais quero
Sentir seus lábios, beijar com desespero
Seu coração bater juntinho ao meu
Sentindo entre carícias seu corpo estremecer.

Antes de adormecer é o fumar um prazer
Dá-me, dá-me a tua boca
Beija até que eu fique louca
Quero assim enlouquecer de prazer
Sentindo esse calor do beijo embriagador
Que acaba por prender a chama ardente desse amor!

FUMO E FUMANTES Joferdeli (*)

Não sei como se interessa / alguém, pela vida inteira. / num hábito que começa / trazendo náusea e tonteira ! / Muito homem culto e notável / faz essa imensa bobagem. / Rende ao vício vassalagem / ridícula e detestável... / Contrastante desconsolo no viciado se situa; / quanto mais saber possua, / tanto mais se mostra um tolo! / Condenável é o fumante, não apenas por fumar / mas por viver, irritante, toda gente a defumar... / Inexperientes meninos são pelo sestro empolgados, acreditando, coitados, ficarem mais “masculinos”... / E mulheres delirantes, nos clubes, no lar, nas praças, andam soltando fumaças, / assim se crendo “elegantes”! / Pobres de espírito, apenas, / que por doentia vontade, / de um erro incorrerem nas penas, / sem qualquer necessidade! / Imensa turba assim anda; / seu arbítrio negligente / fá-la vítima inocente / de nociva propaganda... / poder-se-ia desculpar / os que contraem tal vício / se o costume de fumar / fosse agradável de início. / Mas não... E o ato pensado / de forçar o próprio gosto, / pôr-se enfermiço, disposto / a transformar-se um viciado. / Resulta estranho e chocante / a quem cultiva o bom-senso; / por isto às vezes penso / ser néscio todo fumante... / Na estapafúrdia atitude / de seu mental defeituoso, / o tabaco é-lhe precioso / mais do que a própria saúde... / Se contrai tosse nervosa / ou mesmo bronquite crônica, / não a julga perniciosa, / mas benigna e até eufônica! / Estar no vício é seu lema, / surdo, a qualquer advertência / do câncer ou do enfisema, / da religião ou da ciência... / Mania aviltante e escusa, / tem surto dos mais incríveis, / que atinge todos os níveis / da Sociedade confusa!

(*) José Fernandes de Lima Filho

Nota: Peço desculpas aos amigos fumantes. Não tive intenção de ofendê-los. Trata-se apenas da opinião de uma pessoa não-fumante.

Sem problemas, que o inverso vem logo aqui, na voz de Nelson Gonçalves:

"Fume um cigarro que passa esse nervosismo seu,
Fume um cigarro e esqueça o que aconteceu,
Não deve haver a maldade, somente amizade
Entre você e eu,
Fume um cigarrro e esqueça o que aconteceu..."

Ao que Linda Batista respondia, decidida:

"Fumei centenas de cigarros, não me acalmei..."

Centenas de cigarros, já pensaram?
Mas o grande clássico para mim é com a magistral Nora Ney:

DE CIGARRO EM CIGARRO
(Autor: Luiz Bonfá)

"Vivo só sem você
E não posso esquecer um momento sequer,
Vivo pobre de amor, à espera de alguém
E esse alguém não me quer,
Vejo o tempo passar, o inverno chegar,
Só não vejo você,
Se outro amor em meu quarto bater
Eu não vou atender.

Outra noite esperei, outra noite sem fim
Aumentou meu sofrer,
De cigarro em cigarro
Olhando a fumaça no ar se perder..."
Share/Bookmark

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

ONG's e OSCIP's? É issoaí!

Organizações Não-Governamentais

e

Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público

Nelas há controle, fiscalização, marco regulatório, auditoria da Controladoria Geral da União, etc.

A criação envolve a realização de projeto gerador, em seguida contrato e periódicos demonstrativos de resultados; têm ainda Assembléia ou Eleição Originária, Estatuto, Registro Legal, Política de Impostos, Conselhos e Prestações de Contas interna e externamente.

Funde uma! Participe de alguma!
É melhor que no serviço público ou particular usual...
Share/Bookmark

domingo, 9 de dezembro de 2007

Vestibular e responsabilidade social na Educação Superior

Uespi teve iniciada hoje pela manhã a realização do exame vestibular para mais de 4 dezenas de milhares de candidatos. Muitos nem sabem, mas esse concurso pode definir o futuro de suas vidas. O que os professores podem fazer, com toda a sua sabedoria, é apenas mostrar as escolhas.

Todos que já ingressaram ou ingressam na graduação em Instituições de Ensino Superior devem ter passado uma média de 10 anos de sua vida, a infância e adolescência para sermos certeiros, dedicados a determinar o dom ou vocação mais compatíveis para suas vidas. O exame vestibular é a porta de acesso ao mundo adulto, decerto o mais civilizado e feliz para quem tem boas intenções, para si ou para outrem, para os caráteres pessoal ou coletivo.

Donde, então, a responsabilidade social previamente conferida a este concurso? Total é essa, meus amigos(as); pois o método de seleção é o pêndulo que equilibra o meio humano e se ele for incorreto, deturpado ou manipulado tudo que fora investido em educação pelos pais, mães e responsáveis desses jovens antes torna-se perca, esforço inútil.

O vestibular deve selecionar não só os mais inteligentes, os mais aplicados em decorar dados e fórmulas ou selecionar itens num gabarito: tem que se fazer a seleção de pessoas com humanidade, racional e emocionalmente. E, o mais importante: que tenham compromisso com o progresso, senão científico de todo, ao menos o profissional, o ético e o social.

Na próxima semana a UFPI também realiza seu vestibular – o Programa Seriado de Ingresso à Universidade, e tantas outras Faculdades locais têm-no também por feito ou a fazer. Me questiono se os formados por estas instituições têm sentido este intuito nas grades curriculares ou se apenas estão propensos ao enriquecimento e projeção a qualquer método...


Share/Bookmark