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sábado, 9 de agosto de 2008

Orkut é patrimônio cibernético Brazooca!?



Google transfere controle do Orkut ao Brasil

07/08/2008 |
Redação
Meio & Mensagem

Grupo informa também que o atual presidente das operações brasileiras, Alexandre Hohagen, assumirá a diretoria executiva do Google na América Latina

O Brasil passará a ser o centro de controle mundial do Orkut. A mudança foi confirmada pelo Google nesta quinta-feira, 7, que transferirá todas as operações do site de relacionamentos, antes sediadas nos Estados Unidos, para o centro de engenharia de Belo de Horizonte, sede nacional do aparato tecnológico do gigante de buscas.

Caberá ao Brasil - campeão global em número de usuários do Orkut - o desenvolvimento de ferramentas e aplicativos que resultem em melhorias e inovações para a rede. A responsabilidade pela estrutura de engenharia e tecnologia da plataforma, porém, será compartilhada com a Índia, a segunda nação no ranking de utilização do site.

As novidades do Google para o Brasil, entretanto, não se limitam ao Orkut. A corporação também anunciou mudanças na cúpula de sua sede nacional. A partir dessa semana, o executivo Alexandre Hohagen deixa a presidência da empresa no Brasil para assumir o cargo de diretor-executivo do Google em toda a América Latina.

De acordo com informações obtidas pela reportagem de M&M Online, a cúpula do Google ainda não definiu o substituto de Hohagen, mas já estaria em fase de seleção para a escolha do novo presidente das operações brasileiras. A empresa não informa se escolherá um presidente interino durante o período de transição de Hohagen ou se anunciará, em breve, o novo ocupante permanente do cargo.


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quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sobre Rádio e TV Universitaria: Reminiscências acadêmicas

Rádio e Tevê Universitária:

projetos ou utopias?

Há mais de 23 anos que jovens estudam e tentam praticar profissionalmente a Comunicação Social no próprio estado em que vivem: o Piauí.

A nossa UFPIauí, a maior responsável pela formação dos operadores da mídia - pois é assim que somos ouvidos e vistos pelos espectadores que sintonizam o rádio e zapeiam pela televisão.

Meus caros e caras colegas, especialmente vocês que andam pelos corredores da universidade, que sonham com um futuro venturoso, através da formação digna e do exercício eficaz das teses experimentais acadêmicas no cotidiano. Para vermos e ouvirmos se algo de original existe mesmo em termos de jornalismo, precisamos de público, informantes e canais para isso, acredito que concordemos todos assim;e os contratos para concretização dos serviços de Rádio e TV Universitárias, entre aspas, da Universidade Federal do Piauí com Ag.RadioBrás e Canal Futura já estão em vigor, segundo dados colhidos junto à própria Coordenação de Comunicação e veículos de Assessoria de Imprensa desta Instituição de Ensino Superior.

Entretanto, o que percebemos? Alguém já se perguntou porque aparecera na capital um sinal do canal 16º, TeVê AssembléiaPi, em seu aparelho televisor? Alguém já ouvira falar ou dizer o porquê da RádioCigarra estar operando com caixas de Som apenas no corredor do Anfiteatro - e este sem sua concha acústica,a qual deveria estar ali (ao menos nos papéis de gaveta da reitoria ali está bem coberto...), do acervo musical no Laboratório de Multimeios do CCE serem tão restritos e relegados ao ostracismo pelos gentlemans da Administração Superior nossa?

A verdade é absurda, chocante, entristecedora... mas ainda assim é proferível e precisa ser gritada, não censurada ou omitida. É a nossa opinião, enquanto estudante de um curso que merceariza professores com Faculdades e Agências Particulares, enquanto o destino da Informação no nosso próprio campus fica no vácuo e às escuras...
Vamos, todavia, fiscalizar para que o sinal da FMUFPI 96,7 não seja sacaneado e escamoteado por pistolões, vigaristas e economesquinhos nativos ou gringos; nesse caso não adianta só reclamar da UFPI, pois é papel irrefutável dos(as) seus(as) acadêmicos(as) partícipes e deliberantes do poder de expressão inteirar-se, apresentar-se e movimentar-se nos processos ligados a estas concessões radioteledifusivas, exigindo apenas o legitimamente estabelecido em estatuto, regimento e parcerias no âmbito da utilização desse serviço pela universidade.
Nada impede de haver reunião, debate e empenho de compromissos; mas que seja permanente o vigiar e dedurar (não é assim que eles fazem conosco?), para realizar; só queremos o progresso sustentável, sem favorecimentos indevidos.
Tampouco nesta se promove acusação gratuita à emissora nascente; exijamos participação estudantil nos seus quadros, convênio de estágio aprendizagem, sabido do fato de que ela teria absorvido antecipadamente algo não de sua propriedade, mas dos recém-profissionais da universidade, do povo e especificamente, do(a) cidadão(ã) probo(a) que paga ininterruptamente para ser respeitado.

31/10/2007

> > No Encontro Regional de Estudantes de Comunicação realizado em 2008, na mesma UFPIauí, foi montado de improviso um protótipo de rádio "poste": a Pasquinóise; com alguns apetrechos e ajustes, conseguimos religar no Centro de Ciências da Educação dessa IES um sistema de caixas de som e logamos a programação com música regional, participações ao vivo dos encontristas e boletins informativos do evento. Houve até espaço pra radionovela conversada sobre "censura" e outra sobre "uso das fontes".
No mesmo espaço ocorrera oficina de locução e radiojornalismo, incusive com gravação de spots de propaganda dos Estados e declamações de poesias. Tudo feito instantaneamente.
Instalamos software livre de transmissão de rádio com apoio do pessoal da ENECOS-BR e da Regional ColetivoMECom-Pi.

Agora lhes pergunto: quem tem medo da instalação desses veículos laboratório de Comunicação, o tem porquê? E até quando vamos tolerar alienadamente isto?!
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terça-feira, 5 de agosto de 2008

Eu não sou blogueiro de aluguel

Blog é página pessoal, é registro de tempo, é expressão, é alguém falando o que pensa/acha/acredita para quem quiser ler. Blogueiros não têm sindicato, salário, férias, mas fazem muita, muita hora extra. Blogueiro não é jornalista nem publicitário: poder ser tudo e nada, teenager ou mãe de família, cabeleireiro ou alto executivo.

Cada um tem a audiência que merece, a credibilidade que conquistou. Por mais que não exista um código formal ou qualquer regulamentação na blogosfera, todo mundo sabe que a lei da transparência está no DNA de cada blogueiro.

Os anunciantes estão descobrindo a melhor maneira de usar esta ferramenta para chegar a nichos que beiram os meios convencionais de comunicação. Blogs são interessantes porque consistem em doses periódicas de conteúdo assinadas por alguém que cativa audiências com interesses afins. Muito já se tentou: blogs fictícios, personagens, banners, até o famigerado post pago disfarçado de post autoral, modalidade repudiada pelos blogueiros que prezam pela sua credibilidade e respeitam seus leitores.

Atualmente, a melhor alternativa para as marcas entrarem em blogs é proporcionar experiências aos seus autores. Pode ser uma festa, um produto, alguma informação relevante e inédita, não importa. O blogueiro recebe este material e resolve se irá publicá-lo ou não. Quando publica, o faz da sua maneira, ressaltando o que lhe parece interessante dizer.

Blogueiro de verdade fala a verdade, doa a quem doer.
Blogueiro de aluguel é quem não conhece a dinâmica do meio e tenta enganar.
Mas não adianta: o diálogo acaba não acontecendo porque fica mentiroso, vazio, falho.

Quem rouba no jogo é blogueiro de aluguel. Quem censura a livre expressão dos blogueiros não deveria nem participar da discussão. Antes de ser mídia ou veículo, blog é opinião registrada de quem tem voz ativa e diz o que pensa: eu não sou blogueiro de aluguel.


saiba aqui neste blogue


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Sobre poupanças na era Collor e restos a receber




Informações sobre quem pode, quem tem ou quem faz você receber dinheiro referente a caderneta de poupança no período do plano Verão no site do Instituto de Defesa do Consumidor.
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