Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Batalha do jenipapo na história campomaiorense


O MUNUMENTO ATUAL EM CAMPO MAIOR


O CEMITÉRIO DE HERÓIS BRASILEIROS


A LUTA NOS TRAÇOS DE ARTISTAS DO POVO PIAUIENSE


A TERRA DA BATALHA

Batalha do Jenipapo no estudo da História do Brasil

Neste ano reuniram-se em duas sessões solenes, uma no Senado Federal e outra na Assembléia Legislativa do Piauí, representantes do legislativo, executivo, judiciário, assim como docentes, pesquisadores, estudiosos da História e Cultura piauienses para tratar da Inclusão Didática de nossa Batalha do Jenipapo nos estudos escolares, acadêmicos enfim...

Tirando uma certa capa de aproveitamento político que o momento favorece ou mesmo o caráter auto-propagandístico de certos personagens envolvidos neste ínterim; como é que vocês avaliam essa iniciativa de incorporar esse "novo recorte" das lutas pela independência nacional do Brasil, esse "despertar" repentino para o tema da unidade norte-nordestina ao ideal de autonomia do país brasileiro?

É uma oportunidade viável é; mas vai haver mesmo seguimento destes atuais "cultores" nesse processo de emendar à doutrina histórica tradicional incluindo o excluído Piauí?

Ver para crer!

Share/Bookmark