Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sábado, 23 de maio de 2009

Mente sã em corpo são


ATITUDE SAUDÁVEL

Cuide do seu corpo e de sua mente

As últimas descobertas apontam que o cérebro precisa ser preparado para atividades intelectuais. Exercitando o cérebro, áreas com pouca utilização passam a fazer parte do circuito normal de memória e raciocínio. Alguns estudos feitos na Europa ainda apresentam um benefício extra: aumento da média de vida. Esses estudos afirmam que os consumidores freqüentes de passatempos têm a sua expectativa de vida aumentada em 5 anos.

Atividades que melhoram nossa saúde mental:

- Dormir bem
- Yoga
- Acupuntura
- Ter um Hobby
- Ler jornais, revistas, etc
- Fazer Palavras Cruzadas e passatempos em geral

Fonte: Série Como pensar - COQUETEL

Comentário: Também indicaria por minha parte o tópico "realizar empreendimentos, individuais e/ou coletivos", mas.. quem sou eu - né?


P.S.: Cheguei a essa postagem através de hiperligações absurdas: pratique este hábito sempre quando puder!

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sexta-feira, 22 de maio de 2009

Millôr, Angeli , Laerte, Glauco, Baptistão... - gênios do traçado jornalístico







http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/
http://www2.uol.com.br/millor/
http://www2.uol.com.br/angeli/
http://verbeat.org/blogs/manualdominotauro/
http://www2.uol.com.br/glauco/
http://baptistao.zip.net/
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quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cultura de massa e identidade (apontamentos)

O micro-artigo que ora aqui se publica é resultante de uma séria observação sobre a transmissão de novas propostas culturais nacionais por meio dos veículos de comunicação de massa e o apoio a essas propostas por políticas públicas de Estado. Para tanto, utilizou-se da Teoria da Cultura de Massa, notadamente a nota introdutória de Luiz Costa Lima prof.º da PUC-RJ em livro de 1969 sobre o assunto de título homônimo e palestra proferida na UFPI pela prof.ª Ana Regina Rego Leal sobre o tema Marketing Cultural, na semana passada, dia 12/05/2009.

Na pág. 33 do livro Teoria da Cultura de Massa, ao falar de caracterizações propostas por Max Weber, assinala e aspeia esta:

"[...] A premissa mais geral para a existência do capitalismo moderno é a contabilidade racional do capital como norma para tôdas as grandes emprêsas lucrativasque se ocupam da satisfação das necessidades cotidianas"
[mantida grafia original e grifos do autor]


Ora, o autor ainda nos coloca uma passagem, oportunamente abordável, do economista F. H. Knight:

"As relações econômicas são impessoais. [...] O que é funcionalmente real é o mercado, a possibilidade da troca, não os sêres humanos; êstes nem sequer são meios para a ação. A relação não é nem de cooperação nem de mútua exploração, mas completamente não-moral, não-humana."
[idem]



Pois bem, lendo ainda um pouco adiante, à pág. 39, in fine, encontramos esta lúcida afirmação de um dilema dado do próprio senso comum:

"[...] quanto mais alguém é obrigado a trabalhar para sobreviver, tanto menos tem condições de viver a vida. Na verdade, porém, duas coisas estão em jôgo e não se confundem. A diferença principal entre o que nos diz o bom-senso e o que declara aquela reflexão consiste no seguinte: o senso comum não duvidará que existe hoje uma vida cotidiana da mesma natureza da que antes existia. Acrescentará até que ela parece mais variada e divertida.
[...]
A situação que analisamos acima é a de um mundo em que vigora a oposição cultura folclórica - campo ou centro afastado - e cultura escolarizada - cidade ou centro próximo. A oposição, como ainda vimos, era respaldada por uma situação concreta - a efetiva distância, não só geográfica, entre centro e periferia - que inconscientemente trabalhava sôbre as pessoas. Ora, o desaparecimento desta distância irá atuar agora em sentido inverso. Assim como da distância transparece o igual, na oposição que se constituirá, a distância será executada dentro de modalidades existentes num mundo igual."


Então, sob esse prisma sociológico, o desenvolvimento tecnológico - e sobremaneira no campo da comunicação, agora aglutinada e multidirecional - vai é projetar o desenvolvimento da indústria cultural como meio bastante válido e (como característico principal) tolerável ao sistema de produção cultural capitalista, por ir ao encontro de suas expectativas de lucro sobre o supérfluo.

Por outras palavras, na prática e na teoria inclusive, decepcionam-se aqueles que acreditavam ser possível cultura dissociada de mais-valia ou fetichização mercadológica: a indústria cultural assumiu mais este nicho e o tem explorado cada vez de formas mais absurdas do ponto de vista racional de tão variáveis que são seus mecanismos de venda e consumo.

Agora falando da palestra, vou chegar ao ponto que toca à discussão sobre Mídia e Poder em sua relação com as Identidades Culturais. Lembrando de antemão que somos hoje, de acordo com as doutrinas correntes nas universidades e cursos de humanidades mundo afora, seres ou sujeitos pós-modernos, de identidade plurifacetada. Isso dito, vamos entender dois tópicos que vejo como interessantes: a) Não existe produção cultural dissociada de poder, seja ele político ou econômico ou de influência midiática; b) as noções de políticas culturais e marketing cultural variam de alcance de acordo com o nível de evolução cultural de um determinado povo.

Pré-Conclusão:
a) A cultura é absorvida pelo poder, em quaisquer de suas variadas formas, como instrumental a serviço dele. Isso quer dizer que cultura só há com patrocinador, divulgador e reserva de público no mercado.
b) Formações humanas em diferentes situações de globalização e gestão teem ritmos diferenciados no trato e realização de suas autovalorizações identitárias, situação que provoca níveis de pertencimento ou identificação cultural diversas nos diferentes pontos do globo.

Conclusão:
A cultura é produto e moeda de barganha para com as massas, sendo instrumental utilizado pelas esferas de poder e quem souber se apropriar dela está preparado para assumir papéis de destaque no cenário estratégico do mundo pós-moderno, globalizado e lucrativo.
Inexiste, assim, cultura desvinculada de poder e vice-versa.

Pronto, despejei neste post um traço que me oprimia a consciência.
É bom sair daqui antes que se apoderem de mim...
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quarta-feira, 20 de maio de 2009

4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


Dando seguimento à experiência piloto que inauguramos em 2008, neste ano os filmes a serem exibidos na Mostra serão selecionados tanto por meio de pesquisa curatorial, quanto por meio de convocatória pública – realizadores de todos os estados brasileiros, de todos os países sul-americanos são convidados a enviar seus trabalhos à curadoria da Mostra, que selecionará os títulos para exibição no Festival. A abertura das inscrições para envio dos trabalhos iniciou no último dia 30 de abril, e vai até o dia 12 de junho.

Convido-te a somar-se, uma vez mais, às atividades de divulgação da Mostra, divulgando a convocatória, anexa a este e-mail, junto às suas redes sociais, publicando-a em seu website e estimulando a inscrição de materiais para esta 4ª edição. O sucesso da Mostra é função deste trabalho conjunto de articulação, passo importante para a consolidação de uma cultura de direitos humanos na sociedade brasileira.


Vejam as inscrições abertas para a 4ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL.

TERESINA VAI SEDIAR MAIS UMA VEZ!

Maiores informações podem ser obtidas junto ao website da 4ª edição da Mostra: www.cinedireitoshumanos.org.br

Mariana Bertol Carpanezzi

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Presidência da República

Telefones: + 55 61 3429 3595/+55 61 3429 9116


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terça-feira, 19 de maio de 2009

1ª Reunião GT Conferência Estadual de Comunicação do Piauí.

Relatório da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho da Conferência Estadual de Comunicação do Piauí.

A primeira reunião do grupo de trabalho da Conferência Estadual de Comunicação aconteceu no dia 13 de maio de 2009, às 9h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Piauí - SINTTEL-PI.

O diretor da Unidade de Políticas Públicas de Comunicação da CCOM, Jessé Barbosa, fez a apresentação dos pontos de pauta da reunião e iniciou a rodada de apresentação dos participantes.

Após uma rápida apresentação dos presentes, a pauta seguinte foi fechar a composição do GT com ênfase para o artigo da proposta do Decreto referente aos segmentos que irão compor o GT, principalmente aqueles que ainda não informaram os seus representantes.

Foi ressaltada a ausência de representantes do sindicato dos radialistas, do segmento empresarial de comunicação e foram acrescentados os representantes suplentes do segmento da Associação Mundial das Rádios Comunitárias – AMARC, Tiago Luis Oliveira e da Associação de Radiodifusão Comunitária do Estado do Piauí (ARCEPI), Carlos Silva.

Foi sugerido alteração do número de representantes do segmento das instituições de formação acadêmica e pesquisa na área de comunicação social no âmbito estadual, federal e privado de 02 para 04, com duas vagas destinadas às instituições publicas e 02 para as privadas com seus suplentes. Os nomes de titulares sugeridos foram: Orlando Berti (UESPI), Jacqueline Dourado (UFPI), Maria Helena (Ceut), este tinha sido determinado na primeira reunião ampliada e Ana Kelma (Faculdade Santo Agostinho).

Também foram acrescentados os nomes dos representantes do movimento estudantil organizado da área de comunicação social no âmbito estadual, federal e privado. São eles: Sarah Fontenelle Santos, Enecos/UESPI, titular e Andressa Kerllen, Enecos/Santo Agostinho, também titular.

Foram acrescentados os representantes suplentes do Poder Executivo Estadual da área de comunicação social. São eles: Ana Claudia, Fundação Cepro e Núbia Ramos, Fundação Antares.

Após as sugestões dos representantes dos segmentos, Jessé enfatizou a necessidade de uma documento oficial da instituições delegando os seus representantes.

O ponto seguinte de discussão da reunião foi a definição das normas de convivência do GT. Ficou definido que serão estimuladas discussões via grupo de discussão criado no Google groups (confecompi@googlegroups.com.br) e reuniões semanais presenciais até a redação do regimento da Conferência, após isso,as reuniões presenciais poderão ser quinzenais. Com agendamento da próxima reunião que será realizada na próxima quarta-feira, 20, às 9h na mesma sala do Sinttel.

Em seguida, foram discutidas e agendadas as datas de realização das Conferências Territoriais, são elas:

31/07 a 01/08 – Esperantina (Territórios da Planície Litorânea e Cocias)

07 e 08/08 – Picos (Territórios Vale do Rio Sambito e Rio Guaribas)

21 e 22/08 – São Raimundo Nonato (Território Serra da Capivara)

28 e 29/08 – Floriano (Territórios dos Rios Piauí e Itaueiras e do Alto Parnaíba)

11 e 12/09 – Bom Jesus (Território Chapada das Mangabeiras)

25 e 26/09 – Teresina (Territórios Carnaubais e Entre Rios)

Após a discussão, Jessé enfatizou que o texto do regimento interno determinará a quantidade de delegados de cada conferência territorial, com destaque para a indicação de que esse número é de acordo com a quantidade de pessoas presentes nos territórios. E citou o exemplo de Picos, que, por conter três territórios na realização da Conferência, terá um número maior de delegados. Ainda enfatizou que dessas referências saem os delegados para a Estadual e desta para a Nacional.

Em seguida, foram dados alguns encaminhamentos. Primeiro sobre a marca. A marca será criada e aplicada pelos alunos de propaganda e publicidade do Ceut, ao invés da Eclética, anteriormente contratada pela Ccom e a Unidade de Políticas Públicas em Comunicação da Ccom será responsável pela elaboração do Briefing da conferência para a elaboração da marca. E a faculdade Santo Agostinho será responsável pela criação e manutenção do site de divulgação da Conferência. Neste ponto, os presentes ressaltaram a necessidade de um lançamento oficial das atividades de preparação da Conferência e a sugestão foi durante a assinatura do decreto pelo Governador.

Após esse ponto, foram divididos os grupos de atuação na preparação da Conferência. São eles:

Equipe de mobilização: Jessé, Humberto Coelho, Ricardo, Márcio Araújo, Fábio

Divulgação: Ana Kelma, Márcio Araújo, Claudia Marques, Andressa

Regimento Interno e temário: Lourdes, Oscar de Barros, Luis Carlos, Orlando Berti, Sarah, Jacqueline Dourado

Infraestrutura: Márcio Araújo, Fábio, Ricardo

Finanças: Fátima e componentes da UPP – Ccom

Foram dados informes gerais e alguns encaminhamentos. Primeiro referente a Conferência Nacional, estão questionando a composição do grupo de trabalho, pois existem muitos representantes dos segmentos empresarial e governo e também ficou estabelecido que até o final desta semana, ficará pronta uma proposta de regimento. Segundo, ficou encaminhado que Lourdes Rufino e Oscar de Barros ficarão responsáveis pelo acompanhamento do processo de assinatura do Decreto da Conferência. Segundo, ficou estabelecido que o texto do decreto deverá determinar a participação dos suplentes, com destaque para o papel deles de voz e voto somente em caso de ausência do titular.

Por último, foi decidida que um ponto de pauta da próxima reunião será as propostas de locais para a realização das conferências estaduais.

Participaram da reunião do GT da Confecom-PI:

UPPC - Unidade de Políticas Públicas de Comunicação do Governo do Piauí

FUNDAÇÃO ANTARES - Rádio e TV Pública

ABRAÇO-PI

AMARC-PI

FAMEPI - Federação das Associações do Moradores do Estado do Piauí

SINTTEL-PI - Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Piauí

ARCEP - Associação das Rádios Comunitárias do Piauí

UFPI - Universidade Federal do Piauí

UESPI – Universidade Estadual do Piauí

Faculdade Santo Agostinho

UBM - União Brasileiras de Mulheres

ENECOS/UESPI

ENECOS/Santo Agostinho

CACOS/UFPI

SINJOR-PI - Sindicato dos Jornalistas

Capital FM

SINDISOL - Sindicato dos Sociólogos

CEUT – pesquisadora

FUNDAÇÃO CEPRO

CUCC -


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Dia de Santo Ivo: Padroeiro dos Advogados

Dia de Santo Ivo: Padroeiro dos Advogados

Dia 19 de maio, é comemorado o dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. Santo Ivo era conhecido como o defensor dos necessitados, dos órfãos e das viúvas, ficando extremamente popular na sociedade como o "defensor dos pobres", título este que levou para o seu sacerdócio.

Oração de Santo Ivo:

"Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da Justiça. Vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar, maravilhosamente, os postulados da Justiça e o imperativo do amor Cristão, assiste, iluminai, fortalecei a classe jurista, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que, os seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, propostos todos os interesses subalternos e toda sujeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da Justiça e do mal. Olhai, também, para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar vosso exemplo e imitar as vossas virtudes. Exercei, junto ao trono de DEUS, vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso patrocínio."

Que essas palavras cubram a todos no ofício de advogado no mister de cooperar com a sociedade em busca da Justiça!


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segunda-feira, 18 de maio de 2009

BEATLES -> TROPICALIA?



1966



1968

Que coincidência estética, hein?
Mas, olhando bem...não será possível que...hum...
tal pai, tal filho, hein?!
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