Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Curso de Cinema: Pela Lente

Câmera Rolleiflex: símbolo de pioneirismos

Tupiniquim, mascote da TV Excelsior nos anos 50-60 (créditos: fotografia sobre reprodução do livro "Glória in Excelsior" de Álvaro de Moya).



Vendo o mundo pela lente

Com o intuito de fomentar a produção cinematográfica local e formar novos profissionais da área – ou mesmo lapidar talentos que não tiveram a oportunidade de adquirir uma formação técnica –, em fevereiro se inicia o Curso de Cinema Pela Lente. O curso é uma iniciativa conjunta dos alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, juntamente com o cineasta Monteiro Júnior.

O projeto surgiu de uma conversa informal e hoje, prestes a se iniciar, existe graças à sede de vontade em se fazer cinema num lugar de poucas oportunidades na área. Durante aproximadamente dez meses, os participantes, direcionados por Monteiro Júnior, o facilitador do curso, escritor e cineasta, produzirão um filme curta-metragem passando por todas as fases, do processo criativo à execução. Com isso, serão versados na teoria e na técnica de se fazer cinema.

Como a UFPI não possui um curso superior em Comunicação Social com Habilitação em Cinema, o curso é uma oportunidade ímpar para aqueles que se inscreveram conhecerem um pouco mais sobre a sétima arte. “Eu sempre fui apaixonada por cinema, e sempre quis saber como se produz um filme, como são as coisas por trás das câmeras. Gostaria de entender a produção de um filme por uma visão menos amadora”, explica Laís Barradas, que será aluna do curso.




Monteiro Júnior, que tem em seu currículo três filmes lançados e três livros publicados, promete proporcionar uma experiência única e estimulante. “A ideia é explorar a criatividade de cada um, fazê-los descobrir seu processo criativo e construir algo em cima disso”, afirma o cineasta, cujo mais novo trabalho, o longa-metragem Dona Maria, encontra-se pronto e com estreia prevista para o dia 6 de março.



O curso tem por objetivo democratizar a produção cinematográfica do Piauí e, especialmente, em Teresina. A proposta é aliar a teoria à prática. O aprendizado se dará nas mais diversas áreas: direção, produção, fotografia, trilha sonora, etc., e ao seu final será lançado um curta-metragem de 20 minutos produzido pelos próprios participantes. A aula inaugural acontecerá neste sábado, dia 6, no auditório do DMA, no Centro de Ciências da Educação da UFPI.

Share/Bookmark

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

I Bienal de Arte Ciência e Cultura do PI: Reunião nº2



Informe-se com a organização do evento de que maneira podes inscrever projetos, trabalhos e produções acadêmicas e outras formas. No próprio DCE UFPI, Centros Acadêmicos, CACC-UFPI etc.
Share/Bookmark

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Artes Marciais no Piauí



As Artes Marciais teem se popularizado bastante no Piauí, como alternativa de esporte aos que procuram uma maneira interessante de treinar mente e corpo para manter o equilíbrio em todos os atos do cotidiano e inclusive para aqueles que já competem em torneios e campeonatos nas suas diversas modalidades existentes.

Além dos tradicionais Judô, Karatê, Taekwondo, Muay Thai, Hapkidô, Kung Fu ... aparece o Jiu-Jitsu, o qual envolve técnicas de luta competitiva no chão e com golpes em geral mais de defesa pessoal/repreensão, para forçar o adversário a desistir do combate, conforme se vê aqui na wikipedia.

Em conversa com Esdras Alencar, que é professor do Centro de Treinamento Nação Jiu-Jitsu, ele nos coloca que as artes marciais chamam muito a atenção por conta de atletas destacados do Estado, dos torneios que acontecem com periodicidade - principalmente agora com a divulgação olímpica constante na mídia.

Ele fala ainda que para quem tem problemas de esgotamento físico e mental, estresse, insegurança ou distúrbios de concentração a prática das artes marciais (por profissionais capacitados, lógico!), como o Jiu-Jitsu, são bastante eficazes e são capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas: seja porque seus treinamentos podem ser adequados a diferentes biotipos e padrões de exercício ao longo do tempo, seja porque é uma mescla de arte, esporte, técnica e filosofia de vida - buscando harmonizar preceitos de ética a condutas mais saudáveis para com os(as) desportistas.

Se estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre esta arte-esporte que é o Jiu-Jitsu acesse o orkut do Prof. Esdras sobre o Centro de Treinamento Nação Jiu-Jitsu ou visite-a na Rua Frei Geraldo Martins nº 3206 - bairro Memorare Teresina-PI ou contacte-o diretamente no fone (86) 88539502.
ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88160004

E se você gosta de artes marciais para se meditar/praticar/exercitar até de forma "caseira", não deixe de aprender algo sobre Tai Chi Chuan também!


Share/Bookmark

domingo, 31 de janeiro de 2010

SPQR


Fonte: Olhares Fotografia Online/Carlo Moscateli

"Salva Populum, Quem Redemisti"

2010, A.D.

"Senatus PopulusQue Romanus"
(O Senado e o Povo Romano)
Share/Bookmark