Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Política no dia-a-dia jornalístico brasileiro: 2011, começo do segundo semestre

Dia 28/08/2011, dentro do Programa Sílvio Santos, o governador de São Paulo - Geraldo Alckmin - aparece; na ocasião é indagado sobre sua juventude em Pindamonhangaba (cidade na qual exercera os cargos de vereador e prefeito), quando viera à TVS (atual SBT) participar de um programa de jogos chamado "Cidade X Cidade"; em seguida, é perguntado pelo animador e apresentador Sílvio Santos sobre algumas leis polêmicas no âmbito do estado de São Paulo (por exemplo, a de exigência de documento de identificação oficial indicador de maioridade para aquisição de bebida alcoólica, etc.).
Perguntas:
- Qual o intuito (causa) dessa visita especial na emissora pelo político?
- Por que o programa/ o horário escolhido foram aqueles, da parte da emissora? E da do político?
- Como a população telespectadora entendera a aparição do político no programa?




(fonte: Google/créditos da foto: http://noticiasdatvbrasil.wordpress.com/2011/08/28/silvio-santos-recebe-homenagem-do-governador-geraldo-alckmin-neste-domingo/ )

Dia 03/09/2011, dentro da programação jornalística do SBT Brasil (e do Jornal Nacional da Globo e Jornal da Record também) foi dado espaço ao anúncio da regularização do contrato de construção e de entrega de um novíssimo estádio - o "Itaquerão" - ao Corínthians Paulista para abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil; o evento contou com a presença de Lula.
Perguntas:
- Por que especificamente Lula foi chamado para o evento?
- Qual a diferença se o político chamado fosse, ao invés disso, o tucano José Serra?
- Como a população presente e a população telespectadora reagiram ao episódio?

Dia 11/09/2011, a apresentadora do Fantástico, Patrícia Poeta, entrevista com exclusividade a presidenta Dilma Rousseff, em seu dia-a-dia político em Brasília-DF; a conversa quase informal versa sobre temas variados (desde amenidades familiares até economia internacional e política ministerial).
Perguntas:
- Qual o significado (inclusive político), além da suposta sabatina após os primeiros seis meses de governo pela mídia, da referida entrevista?
- Por que os "lugares de discurso" escolhidos foram todos esvaziados (como se a entrevista fora realizada no recente feriado de 07/09 e depois apenas editada...)?
- Como a população internauta (que acessou o conteúdo da entrevista apenas via internet) e os telespectadores assimilaram a entrevista?


(fonte: Google/créditos da foto: tvglobointernacional.globo.com )


É um bom roteiro de dúvidas que me acorreram no momento; como bom brasileiro! Científicas ou não, são as dúvidas de um acessante crítico da mídia aberta nacional sobre temas de interesse.

Share/Bookmark