Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cineclube Olho Mágico UFPI Programação 2012.2

Programação 2º semestre 2012 Cineclube Olho Mágico UFPI! 
Já estivemos com o 1º filme Estorvo exibido com ótima repercussão entre os cinespectadores.
Participe seja divulgando, seja comparecendo, seja criticando;
 é um momento de descontrair os nervos e aguçar a cultura fílmica. 

Informações:  http://www.cineclube-olhomagico.blogspot.com.br

---------- Mensagem encaminhada ----------

Destinatário/a: 
Você, pessoa amante das letras e das cenas!
Assunto: cineclube Olho Mágico

PROGRAMAÇÃO CINECLUBE OLHO MÁGICO

UFPI-ADUFPI- SEMESTRE 2012.2


PROGRAMADORES: 
Luciana Soares, Eduardo Sousa da Silva, Alfredo Werney, Lila Luz, Alderon Marques, Alberto Salviano

CICLO: Cinema e Literatura


21 de Agosto- Noite de estréia.
Com apresentação do músico e professor Alfredo Werney.
Horário: 18:30h
1º- Filme Estorvo
Diretor: Ruy Guerra
Baseado no livro “Estorvo” de Chico Buarque
Duração: 95 minutos
Depois de uma noite mal dormida, o protagonista (Eu) acorda com a campainha da porta tocando insistentemente. Pelo olho mágico, vê um desconhecido que lhe lembra alguém que não consegue identificar. Não sabe por que aquele homem está ali, nem o que pode querer, mas tem uma certeza imediata; ele representa uma ameaça para sua vida. Veste-se às pressas, aproveita uma distração do visitante e consegue escapar. Mas, não tem a menor dúvida de que o desconhecido se lançou no seu encalço e que o pesadelo apenas começou. E assim, inicia-se uma alucinante perseguição através da cidade.

28 de Agosto. Horário: 18:30h
2º- Filme: Fahrenheit 451.
Diretor: François Truffaut
Baseado no livro “Fahrenheit 451” de Ray Bradbury
Duração: 112 minutos
Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os "bombeiros" têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

04 de Setembro. Horário: 18:30h
3º- Filme: Abril Despedaçado.
Diretor: Walter Salles
Baseado no livro “Abril Despedaçado” de Ismail Kadaré
Duração: 105 minutos
Abril 1910 - Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.

10 de Setembro (segunda- feira). Horário: 18:30h
Observação: A partir desse dia as exibições acontecerão às segundas.
4º- Filme: Trono Manchado de Sangue
Diretor: Akira Kurosawa
Baseado na obra “Macbeth” de Shakespeare
Duração: 105 minutos

Conta a história de Washizu e Miki, dois samurais que, durante uma missão, tem uma visão sobre uma velha senhora no meio da floresta. Ela profetiza um ambicioso futuro, o que faz com que os samurais fiquem com isso na cabeça e, inconscientemente, comecem a agir para que ele se torne realidade. Sangrentas guerras, ambição e loucuras se entrelaçam perfeitamente em um dos melhores filmes do mestre Kurosawa.
Fonte: www. interfilmes.com

17 de Setembro (segunda- feira). Horário: 18:30h.
5º- Filme: As Vinhas da Ira
Diretor: John Ford
Baseado na obra “As Vinhas da Ira” de John Steinbeck
Duração: 128 minutos
Fala sobre a história de uma família de trabalhadores rurais pobre durante a Grande Depressão de 29. Buscando oportunidades de uma vida melhor, Tom Joad (Henry Fonda), após cumprir pena, leva sua família em uma pequena caminhonete, de Oklahoma para a Califórnia, onde dizem ser um lugar mais próspero e de maiores oportunidades. Durante a viagem eles se deparam com a nova realidade, ao mesmo tempo que descobrem que o lugar onde estão indo pode ser pior do que o que deixaram para trás.
Fonte: www.cineplayers.com


24 de Setembro (segunda- feira). Horário: 18:30h.
6º- Filme: Jangada de Pedra
Diretor: George Sluizer
Baseado na obra “Jangada de Pedra” de José Saramago
Duração: 103 minutos
Conta a história ficcional da separação geográfica da Península Ibérica do restante do continente europeu.Na sequência de um abalo de terra que nenhum sismógrafo registrou, uma fenda enorme aparece na crosta terrestre ao longo da fronteira entre Espanha e França. Vários acontecimentos, à volta da jangada de pedra, parecem ter apenas uma finalidade: fazer com que estas pessoas se encontrem, desvendando pelo caminho, inesperados enigmas!

01 de Outubro (segunda- feira). Horário: 18:30h.
7º- Filme: O Processo
Diretor: Orson Welles
Baseado na obra “O Processo” de Franz Kafka
Duração: 105 minutos
Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso, mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.

08 de Outubro (segunda- feira). Horário: 18:30h.
8º- Filme: Madame Bovary
Diretor: Claude Chabrol
Baseado na obra “Madame Bovary” de Gustave Flaubert
Duração: 137 minutos
Na França do séc XIX, Emma Bovary (Isabelle Huppert) vive entediada. Para sair da casa do pai, ela se casa com um médico (Jean- François Balmer), mas logo se cansa da vida sem emoções e vai buscar em amantes uma válvula de escape.
Fonte: Coleção Folha Cine Europeu, nº18.

15 de Outubro (segunda- feira). Horário: 18:30h
9º- Filme: Dom Quixote
Diretor: Georg Wilhelm Pabst
Baseado na obra “Dom Quixote” de Cervantes
Duração: 83 minutos
Filme musical cheio de fantasia que conta a clássica história de Miguel de Cervantes de Alonso Quixanda, um espanhol que leva ao extremo a sua paixão de criança, aos dias de cavaleiros e aventuras. Alonso está tão obcecado pelas histórias de cavaleiros e donzelas, que renega todos os seus bens e passa a chamar-se Don Quixote De La Mancha, aprtindo à procura de aventura, montado no seu cansado cavalo Rocinante e acompanhado pelo seu escudeiro, Sancho Pança. Vivendo muitas aventuras nascidas, na sua ilusão, Don Quixote combate o seu grande inimigo, o feiticeiro Malfatto, atéque a sua família decide fazê-lo regressar para casa, traçando um plano que envolve os habitantes da sua cidade, esperando que ma boa dose de fantaisa o faça cair na realidade.

22 de Outubro (segunda- feira). Horário: 18:30h
10º- Filme: Escravos do Rancor
Diretor: Luis Buñuel
Baseado na obra “Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Bronte
Duração: 91 minutos
No México rural do século XIX, Alejandro reencontra Catalina, o grande amor de sua vida, casada com um rico latifundiário. Loucamente apaixonado, propõe a Catalina que fujam juntos, mas ela se nega. Então, Alejandro cai nos braços de Isabel, mas não encontra consolo. Seu destino parece estar ligado, tragicamente, ao de Catalina.


29 de Outubro (segunda- feira). Horário: 18:30h
11º- Filme: Menino de Engenho
Diretor: Walter Lima Jr.
Baseado na obra “Menino de Engenho” de José Lins do Rego
Duração: 110 minutos
Após a morte da mãe, o menino Carlinhos (Sávio Rolim) é enviado para o engenho Santa Rosa para ser criado pelo avô e pelos tios. Lá ele testemunha a chegada de um novo tempo, com o advento das modernas usinas de açúcar e as transformações econômicas e sociais pelas quais passa a produção canavieira, mudanças que irão afetar a vida de todos. Quando ele cresce e vai para o colégio, já não é mais o garoto ingênuo e inocente que chegou no engenho.

Share/Bookmark