Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

domingo, 11 de maio de 2014

Reaproveitar para reviver e renovar!



Você por certo, que me leia, já passou perto de alguma construção, obra, pátio ou quaisquer outros espaços da cidade em que se presencia aquela cena dolorosa, cruel, agoniante: móveis, mobília, objetos de metal, plástico, madeira, vidro, etc. sendo arremessados fora para não terem mais serventia alguma que não ir ao lixão, apodrecer no meio de algum monte de lixo comum.

Pois é aí que entra aquele pensamento que nos consome quase que automaticamente: MAS ISSO TUDO PODERIA SER REAPROVEITADO!!! Mas óbvio, isso é lógico e sensato! Você não está errado não; errado está quem desperdiça um monte de horas de trabalho e tecnologias ali empregadas no fazer daqueles objetos, por mera má vontade, ignorância, preguiça ou até mesmo desinteresses, dentre outros comportamentos reprováveis.

Porém, que podemos nós fazer? Há, sim, muito que fazer. Primeiro temos de dar o exemplo, educando nossas crianças, adolescentes e jovens no que seja possível reciclar, reaproveitar, reutilizar. Outra coisa é pensar no bolso mesmo: ali tem muito valor monetário empregado: pra que desperdiçar se pode ser trocado, vendido, alugado, leiloado, etc.?

Outra coisa que ainda pode ser feita é realizar eventos com empresários, do menorzinho ao mais famoso da região, expondo os benefícios e oportunidade de negócios que tais atos representam. E, por fim aqui, cito o exemplo de criar um próprio negócio, cooperativa, associação, ou similar que possa explorar o nicho de mercado da reciclagem de materiais e transformar aquilo em lucro líquido no final do mês, empregos, além de minoração de impactos ambientais.

Esse texto é bem curtinho pra você perceber que reciclagem sempre esteve na moda, pois é clássica, não varia de estação para estação, está sempre no cotidiano nosso. Dou uma dica: olha este exemplo de negócio - esse sim, de verdade - sustentável http://tabuadeesmeraldadecor.blogspot.com.br/ ! Eles reciclam madeira de demolição e objetos de madeira envelhecidos. Com muita boa vontade e boas ideias, mais um pouco de empreendedorismo e criatividade as opções aparecem e você fica de bem com sua cidade, seu país, seu planeta.

 Porque não vá pensando que há outro planeta pra ser humano viver com as condições iguais a da Terra pois ainda não fomos merecedores dessa dádiva.

Obrigado por quem leu e por quem lerá porque você indicou esta leitura! Vamos nos mexer e agir também!?

p.s.: não é uma propaganda do negócio a intenção aqui, apenas de servir de exemplo!

(Por João Paulo Santos Mourão)


Share/Bookmark

Nenhum comentário: