Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

segunda-feira, 16 de março de 2015

Protestos brasileiros! O país precisa de reformas!

Protestos brasileiros! O país precisa de reformas!

Os protestos no Brasil contemporâneo começaram há muito tempo atrás: talvez desde a época dos ameríndios quando da chegada dos estrangeiros. Se você concordar comigo que protestar é um atitude natural e comum. A questão que aparece recentemente em nosso país (lembrando: Brasil!) é: até quando a reforma política vai ser renegada e arrastada para o futuro longínquo? Até que ponto as pessoas vão ter de suportar em seus patrimônios o resultado de corrupção, crimes e falsidade ideológica de terceiros? Não é de hoje que a população de baixa,  média e até de alta renda têm queixas com o governo, quer fosse ele monarquia, império ou república; aliás, se não reclamasse é que estaria errado ou ao menos incompatível com a realidade.
Hoje, no instante em que o Brasil procura se afirmar e estabelecer rumo ao desenvolvimento, muitos aspectos negativos impactam diretamente nos jovens, nas suas concepções de mundo, portanto, afetando diretamente o futuro e o presente do país. Diz-se isso porque somos vítimas de um sistema de dominação ideológica e sub-ideológica bastante organizado, subliminar e asqueroso. Isso retira a esperança de qualquer cidadão(ã) em uma perspectiva melhor de futuro.
Eu, enquanto cidadão, vejo as pessoas perdendo a alegria, a vontade e o ânimo para a vida em sociedade, da empolgação nos negócios e nos empregos, na melhoria da qualidade de vida e - especialmente - na educação para o futuro. Sim, pois é chocante você observar as pessoas e notá-las desmotivadas, desamparadas, enganadas...
Sei que muitas delas, independente de cores e dissabores políticos gostariam que, qualquer que fosse o(a) governante de seu país, de seu estado, de sua cidade ou município, que eles cumprissem uma agenda de governo básica e se esforçassem pelo bom desempenho na vida verdadeira de seus(suas) governados(as). Isso seria o mínimo existencial político. Mas nem isso está sendo respeitado, há uma crise ética e administrativa generalizada. O crime organizado domina todos os setores, nossos representantes políticos têm sido frequentemente apontados pela Justiça e pela Mídia como envolvidos em esquemas, golpes, quadrilhas, ... isso mancha mais que a imagem do país lá fora, mancha a vida dos(as) cidadãos(ãs) aqui dentro mesmo.
Esse texto aqui era pra ser bem longo, contundente e cáustico; mas vou resumir dizendo: o Brasil não tem mais jeito nem de protestar, pois as pessoas perderam a confiança nas instituições, perderam o crédito nos gestores, perderam a fé nas soluções. O país está numa crise gravíssima, não adianta querer acobertar. Investigar sem punir ou procurar resolver não vai adiantar nada. Nem pena de morte resolveria! Tampouco dar prisões ou cárceres luxuosos para locupletadores engravatados dos altos escalões, não vai resolver coisa alguma.
A verdade é que o nosso Brasil perdeu o foco, perdeu o rumo, perdeu o prumo e perdeu a razão de ser. Porém, povo soberano que é povo soberano, a despeito de qualquer situação, sabe cumprir seu papel cívico e social, pois é ele na verdade que elege governantes, que constrói as instituições, que faz o país "acontecer". Esse é um bom momento para tentar pôr em prática o que os livros de filosofia política ensinam sobre o bom governo e o poder de soberania do povo: fazer as reformas que o povo precisa, saber que as reservas e o tesouro depositado nos bancos é oriundo do trabalho suado, surrado, sofrido e simples de pessoianhas quaisquer, das mais simples aos altos executivos ou similares.
Reforma Política já, é a mensagem das ruas, dos bares e restaurantes, das repartições, das oficinas, dos escritórios, dos consultórios, de todos os lugares, enfim. O Governo tem nas suas mãos a oportunidade de corrigir de uma só vez, vários erros do passado que prejudicaram o presente e continuariam prejudicando no futuro. Há via e meio para que isso aconteça e o país tome nova esperança.
Há pessoas boas mesmo nos ambientes mais poluídos pelo crime, que demonstraram não concordar com a roubalheira e a má-versação dos recursos do patrimônio público, já foram dados exemplos nos escândalos recentes, como mensalão e lava-jato, por exemplo. Pessoas que de dentro do "olho do furacão" da corrupção, tiveram a coragem de denunciar, mesmo que estivessem também envolvidas nisso, no fundo não compactuavam com aquilo. Ou seja, mesmo que sejam incriminados, mas cumpriram o papel social de denunciar os graves atos cometidos contra a República, contra o país, contra o povo brasileiro.
Encerrando o comentário, acredito que só a educação moral e cívica que recebermos em casa e na escola da vida é que poderá salvar o país, etc. etc. Não há vacina ou solução mágica para o caos instalado no país; somente com instituições sólidas, sérias e firmes em suas decisões, bem como um povo atuante e destemido é que se construirá um país minimamente ético e responsável por sua população e os destinos da nação.

(João Paulo Santos Mourão)
16/03/2015

Share/Bookmark